Redirecting...
Dúvidas frequentes – TCC – Trabalho de Conclusão de Curso do MBA USP/ESALQ
logo-mba-usp-esalq-original

Dúvidas frequentes

Etapas da Monografia

Sim. No primeiro semestre do curso serão disponibilizadas na área do aluno aulas específicas (gravadas), abordando assuntos relacionados à elaboração do TCC.

A indicação é feita com base na área de desenvolvimento de interesse do aluno.

Sim, as etapas do projeto de pesquisa e resultados preliminares valem nota (0 ou 10).

Os resultados preliminares deverão conter: introdução; material e métodos; resultados preliminares; e referências. Essa etapa deverá ser elaborada utilizando o template do TCC e o depósito do arquivo deverá ser realizado via MOVE – Sistema TCC e em estrita observação do prazo.

Sim, a apresentação deverá ser submetida à comissão organizadora via MOVE – Sistema TCC em formato de arquivo.ppt ou .pptx, no período estabelecido pela coordenação do curso. O arquivo da apresentação deverá ser elaborado utilizando o template padrão do MBA-ESALQ e identificado com o nome completo do aluno.

Sim. A coordenação do programa designará um orientador para auxiliar o aluno no desenvolvimento do TCC.

Sim. É facultado solicitar transferência de orientador incontinentemente e a partir da manifestação por escrito dos motivos do pedido. A coordenação do programa avaliará cada caso na tentativa de direcionar o aluno para um orientador que atenda melhor ao seu perfil. Os pedidos de alteração devem ser submetidos à coordenação do programa até antes da entrega dos resultados preliminares do trabalho via e-mail.

Para a avaliação do projeto de pesquisa e dos resultados preliminares será considerado o arquivo depositado pelo aluno no MOVE -Sistema TCC e a atribuição da nota será feita pelo orientador. Caso o aluno entregue as referidas etapas dentro do prazo estipulado, será atribuída nota 10,0 (dez) às atividades, desde que os documentos contemplem os tópicos e o conteúdo mínimo, definidos no manual de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Se os documentos não estiverem de acordo com a estrutura e o conteúdo mínimo, será atribuída nota 0,0 (zero). A nota de cada uma das etapas é equivalente à prova (P) de uma aula ministrada.

A versão final do TCC, ou seja, a versão que a banca examinadora avaliará, deverá ser depositada como arquivo digital elaborado no Word (extensões .doc ou .docx), formatado estritamente de acordo com as normas, devidamente aprovado pelo orientador e identificado com o nome completo do aluno. O depósito deverá ser feito via Move – Sistema TCC e em estrita observação do prazo, correlacionado à data de realização do Evento do Pecege para defesa, definida e divulgada com a devida e necessária antecedência.

Embora seja facultado ao aluno indicar um possível orientador para supervisionar seu TCC, cabe à coordenação do programa definir o orientador mais adequado para cada aluno vinculando a área de desenvolvimento do trabalho à linha de pesquisa (área de conhecimento) dos orientadores credenciados.

A elaboração do TCC compreende nove etapas, sendo a primeira etapa relacionada às aulas de elaboração do TCC; a segunda etapa à escolha da área de desenvolvimento do TCC; a terceira etapa é à designação do orientador, realizada pela equipe do PECEGE; a quarta etapa é a elaboração do projeto de pesquisa; a quinta etapa se refere a entrega dos resultados preliminares (título; introdução; material e métodos; resultados preliminares; referências); a sexta etapa abrange o depósito do TCC (título; resumo ou sumário executivo; introdução; material e métodos; resultados e discussão, conclusão ou considerações finais, referências) e o agendamento da defesa; a sétima etapa corresponde à entrega da apresentação da defesa; a oitava etapa compreende a defesa do TCC e as provas finais no Evento realizado pelo PECEGE; e a nona etapa corresponde à entrega da versão revisada do TCC, quando solicitada, em até 30 dias após a defesa.

Após a designação do orientador, o aluno terá um prazo para entregar o projeto de pesquisa. O projeto deverá conter: título do projeto; introdução; objetivo; material e métodos; resultados esperados; cronograma de atividades; e referências. Esse documento deverá ser elaborado no modelo de trabalho disponibilizado e deverá ser enviado via MOVE – Sistema TCC.

O agendamento da defesa é realizado exclusivamente via MOVE – Sistema TCC e somente será liberado após o depósito do TCC finalizado em arquivo digital (extensões .doc ou .docx) e durante o período estabelecido pela coordenação do curso. O aluno deverá agendar o dia e o horário da defesa, de acordo com a disponibilidade do orientador e de salas. Após o agendamento ser efetuado não é permitido alteração de data e/ou horário. Recomendamos que, se o aluno tiver alguma restrição de dia ou horário, que o depósito do TCC seja efetuado o quão antes possível, uma vez que o número de salas é limitado por horário.

Caso a banca examinadora tenha solicitado correções do trabalho, o aluno terá o prazo de 30 dias após a defesa para depositar a versão final do TCC (arquivo digital com a extensão .doc ou .docx) via MOVE – Sistema TCC. O arquivo deverá estar formatado estritamente de acordo com as normas, devidamente aprovado pelo orientador e identificado com o nome completo do aluno. Para os alunos que ficaram “em recuperação” na defesa, o envio do TCC revisado é obrigatório, uma vez que a versão revisada do trabalho passará por uma nova avaliação para verificar se o aluno atendeu as solicitações da banca examinadora.

Comitê de Ética

Para informações sobre o Comitê de Ética em Pesquisa, acesse o site https://cep.pecege.com/.
Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail cep@pecege.com.

Normalização

Não, pois a utilização de qualquer tipo de texto ou documento sem a devida citação do autor é considerada plágio e/ou violação de direitos autorais, o que implica na perda do direito ao certificado de conclusão do curso.

A inserção de quadro no trabalho não é permitida, sendo necessário adaptá-los na forma de tabelas.

Não, pois se trata de uma seção opcional.

Não, visto que cada instituição tem a liberdade de escolher e adotar as normas de redação, citações e listagem de referências a serem seguidas. Os TCCs dos cursos de MBA USP/ESALQ deverão, obrigatoriamente, ser redigidos no formato do manual de normas da instituição, baseado em normas ISO. Trabalhos que estiverem fora do formato não serão aceitos.

As tabelas deverão ser elaboradas de acordo com as normas de elaboração do trabalho da instituição, geradas em ferramentas de planilhas eletrônicas ou processadores de texto, não sendo aceitas tabelas inseridas como figuras.

Quando o aluno opta por inserir o tópico agradecimento em seu trabalho, ele deverá agradecer àqueles que contribuíram de maneira relevante para a elaboração do trabalho, mas que não são os autores. Não se deve utilizar mais de três (3) linhas para elaboração deste tópico.

Sim, o trabalho deverá conter, obrigatoriamente, os tópicos e subtópicos (elementos) descritos no manual de Normas para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

Sim, o envio da planilha de viabilidade econômica (.xls ou .xlsx) é obrigatório apenas aos alunos que desenvolveram o TCC com este tema. Aos alunos que essa condição não se aplica, não deverão enviar nenhum tipo de arquivo de cálculo.
Os trabalhos de viabilidade econômica utilizam indicadores como taxa interna de retorno (TIR), payback (tempo de retorno) e valor presente líquido (VPL) ou indicadores não convencionais, como margem de contribuição, análise de ponto de equilíbrio, entre outros. Trabalhos que fizeram uso desses indicadores deverão enviar no momento do depósito do TCC e em um único arquivo (excel – .xls ou .xlsx), todos os dados e cálculos utilizados na elaboração do trabalho.

Em caso de dúvida, entre em contato com a Equipe de Orientação.

Logística de defesa

Os cursos MBA-USP/ESALQ têm duração de quatro (4) semestres, sendo que as provas finais e a defesa do trabalho de conclusão de curso são realizadas após o término das aulas, no Evento de Defesa realizado pelo PECEGE, em data definida e divulgada com a devida e necessária antecedência pela Coordenação dos cursos.

Não é necessário se inscrever no Evento para realizar a defesa, o aluno deverá apenas agendar sua defesa via MOVE – Sistema TCC mediante entrega da versão final do trabalho.

As defesas serão realizadas via plataforma LINKA, que além de intuitiva, fornece aos alunos uma experiência única para que ele possa aproveitar ao máximo essa experiência. Na plataforma, são disponibilizadas salas virtuais para que cada aluno possa fazer sua apresentação e nessa sala virtual, o aluno e membros da banca, podem interagir via áudio, vídeo, compartilhar a tela do computador e se comunicarem via chat.

A defesa do TCC tem duração de no máximo 1 hora, sendo que o aluno tem um tempo de até 20 minutos para apresentar seu trabalho à banca examinadora que, na sequência, dispõe de até 40 minutos para questionar o aluno e/ou fazer sugestões para melhoria do trabalho apresentado, informando na sequência a nota final ao aluno.

Não. A coordenação do MBA-USP/ESALQ disponibiliza uma apresentação padrão que deverá ser usada para elaborar a apresentação do trabalho.

Após o término do Evento de Defesa, os coordenadores de cada curso farão a escolha do melhor TCC, considerando os trabalhos mais bem avaliados pelas bancas da defesa. A seleção do vencedor levará em conta critérios como: qualidade técnica (redação clara, objetiva e coerente); conteúdo (objetividade e organização, linearidade de pensamento, boa revisão de literatura); contribuição científica (tema relevante, inovação na aplicação de conceitos, superação de lacunas no conhecimento) ou contribuição para a educação continuada e benefício social (tema relevante, inovação na aplicação de conceitos); Prováveis impactos (relevância acadêmica-científica ou relevância social, aplicação prática para resolução de problemas e melhorias, contribuição para a comunidade científica ou para a sociedade de um modo mais amplo). O resultado será divulgado nas mídias digitais do MBA-USP/ESALQ (Site, Facebook, LinkedIn, Instagram, MyClass). O prêmio será outorgado na forma de um certificado de reconhecimento e uma bolsa de estudo integral em um dos cursos de MBA-EaD oferecidos pela USP/ESALQ, de escolha do ganhador. Todos os trabalhos com defesa agendada para o Evento de Defesa estão automaticamente inscritos para concorrem ao prêmio. O não cumprimento das normas para elaboração de trabalhos de conclusão de curso estabelecidas pelo programa de MBA-USP/ESALQ acarretará a desclassificação do trabalho para premiação.

Diante às medidas de prevenção à disseminação da COVID-19, a Universidade de São Paulo suspendeu as defesas presenciais por tempo indeterminado, sendo assim, a defesa do TCC ocorrerá no formato à distância, até que novas medidas e instruções sejam adotadas. Em caso de alteração, os alunos serão informados com a devida antecedência para se programarem.

Para conclusão do programa o aluno deverá, obrigatoriamente, realizar as provas finais– (i) avaliação de conhecimento e (ii) interpretação de texto/caso na área do conteúdo do programa cumprido pelo aluno. As provas serão aplicadas individualmente e serão compostas por questões de múltipla-escolha. A aprovação nas provas finais é garantida se a média das duas provas for igual ou superior a sete (7,0).
Diante às medidas de prevenção à disseminação da COVID-19, a Universidade de São Paulo suspendeu as provas finais no formato presencial por tempo indeterminado, sendo assim, as provas ocorrerão à distância, até que novas medidas e instruções sejam adotadas. As provas finais serão realizadas via sistema acadêmico antes da defesa do TCC, em data programada pela coordenação dos cursos. Em caso de alteração, os alunos serão informados com a devida antecedência para se programarem.

Sim, pois a defesa do trabalho é pública. Na Plataforma LINKA será disponibilizada uma área para convidados e interessados assistirem a defesa. O link para aqueles que desejam prestigiar a(s) defesa(s) é defesas.linka.la

A banca examinadora do TCC é composta por dois avaliadores com titulação mínima de mestre, sendo o orientador um dos membros. Caso o orientador, por algum motivo, não possa participar da defesa, outro profissional associado ao programa será indicado com a antecedência necessária para compor a banca avaliadora.

Sim. O aluno pode ser reprovado caso seja detectado plágio ou se o trabalho não atender as exigências básicas contidas no manual de elaboração do trabalho da instituição.

Não, pois as defesas deverão ser realizadas durante o Evento de Defesa.

Sim, é uma exigência da Universidade de São Paulo para conclusão do curso de todos os alunos do MBA-USP/ESALQ.

Para acompanhar as defesas de TCC, os convidados não precisam se inscrever no Evento, basta acessar o link a seguir para acompanhar a apresentação dos trabalhos de conclusão do MBA USP/ESALQ: defesas.linka.la

Os alunos devem se apresentar perante a banca em traje social ou esporte chique.

A média geral da avaliação do TCC será informada aos alunos pelos componentes da banca examinadora imediatamente após a arguição. Três situações são admissíveis:
• Situação 1 – Aprovado (nota igual ou maior que 7): o aluno é aprovado; a critério da banca examinadora pode ser solicitado que seja apresentada uma versão revisada do trabalho incorporando as correções e sugestões apresentadas pela banca.
• Situação 2 – Em recuperação (nota menor que 7,0 e maior ou igual a 5,0): nesta situação o aluno deverá, obrigatoriamente, entregar uma versão revisada do trabalho, com as alterações solicitadas pelos membros da banca, para nova correção. O material será reavaliado pelo orientador que decidirá se o trabalho está apto para aprovação (nota igual 7,0). Caso o aluno não entregue a versão revisada, estará automaticamente reprovado (situação 3).
• Situação 3 – Reprovado (nota menor do que 5,0): o aluno será considerado reprovado na turma em que cursou. Nesse caso, o aluno, consequentemente, será impedido de receber o certificado de conclusão e perde o direito ao título de especialista pela Universidade de São Paulo.