Redirecting...
Dúvidas frequentes – TCC – Trabalho de Conclusão de Curso do MBA USP/ESALQ
logo-mba-usp-esalq-original

Dúvidas frequentes

Etapas da Monografia

Sim. No primeiro semestre do curso serão disponibilizadas na área do aluno aulas específicas (gravadas), abordando assuntos relacionados à elaboração do TCC.

A indicação do orientador é feita pela coordenação com base na área de desenvolvimento de interesse do aluno, selecionada a partir do preenchimento do questionário disponibilizado via Sistema de TCCs;

Sim, as etapas do projeto de pesquisa e resultados preliminares, cada uma delas, valem uma nota de prova (de 0 a 10).

Os resultados preliminares deverão conter: introdução; material e métodos; resultados preliminares; e referências. Essa etapa deverá ser elaborada utilizando o template do TCC e o depósito do arquivo deverá ser realizado via MOVE – Sistema TCC e em estrita observação do prazo.

Sim, a apresentação deverá ser submetida à comissão organizadora via MOVE – Sistema TCC em formato de arquivo.ppt ou .pptx, no período estabelecido pela coordenação do curso. O arquivo da apresentação deverá ser elaborado utilizando o template padrão do MBA-ESALQ e identificado com o nome completo do aluno.

Sim. A coordenação do programa designará um orientador para auxiliar o aluno no desenvolvimento do TCC.

O aluno terá a possibilidade de solicitar transferência de orientador a partir da manifestação, por escrito, da justificativa do pedido. Os pedidos de transferência podem ser encaminhados para a coordenação do programa, via e-mail, antes da entrega dos resultados preliminares. Tendo em vista que a transferência de orientação é uma excepcionalidade, a coordenação do programa avaliará cada caso, considerando as suas particularidades e a comunicação estabelecida entre o aluno e o orientador, podendo deferir ou não o pedido. Serão analisados somente os pedidos realizados quando a orientação estiver em andamento e o aluno estabelecido contato com o orientador que lhe foi designado

Para a avaliação do projeto de pesquisa e dos resultados preliminares será considerado o arquivo depositado pelo aluno no MOVE -Sistema TCC.

A atribuição da nota será feita pelo orientador. Caso o aluno entregue as referidas etapas dentro do prazo estipulado, será atribuída uma nota de 0 (zero) a 10 (dez) a etapa. Se os documentos não estiverem de acordo com a estrutura e o conteúdo mínimo esperados para a etapa ou o aluno não realizar a entrega do arquivo no período determinado para isto, será atribuída nota 0,0 (zero) a etapa.

A nota de cada uma das etapas é equivalente à prova (P) de uma aula ministrada.

A versão final do TCC, ou seja, a versão que a banca examinadora avaliará, deverá ser depositada como arquivo digital elaborado no Word (extensões .doc ou .docx) e PDF, formatado estritamente de acordo com as normas, devidamente aprovado pelo orientador e identificado com o nome completo do aluno.

O depósito deverá ser feito via Plataforma Move – Sistema TCC e em estrita observação do prazo.

Por se tratar de uma etapa obrigatória, o aluno que não a cumprir será automaticamente reprovado no curso.

Embora o aluno possa indicar um possível orientador para supervisionar o seu TCC, caberá à coordenação do programa analisar o pedido e designar o orientador. Essa definição levará em conta a área de desenvolvimento do TCC e a linha de pesquisa (área de conhecimento) dos orientadores credenciados para orientar no curso.

A elaboração do TCC compreende 9 (nove) etapas:

  1. Vídeos sobre a elaboração do TCC
  2. Escolha da área de desenvolvimento do TCC, realizada a partir do preenchimento do questionário disponibilizado via MOVE – Sistema de TCCs.
  3. Designação do orientador, realizada pela coordenação do programa e baseada na área escolhida na segunda etapa
  4. Entrega do projeto de pesquisa e entrega do Resultado do FDE.
  5. Entrega dos resultados preliminares e entrega do Resultado do FDE.
  6. Entrega do TCC e do Resultado do FDE ou Parecer Consubstanciado do Comitê de Ética, sendo o último somente quando se aplicar. No ato da entrega do trabalho, o aluno também deverá realizar o agendamento da defesa.
  7. Entrega da apresentação (slides) que será utilizada na defesa.
  8. Realização das Provas Finais e Defesa do TCC.
  9. Entrega da Versão Revisada do TCC, obrigatória aos alunos que estiverem em recuperação no TCC (nota maior ou igual a 5,0 e menor que 7,0) após a defesa ou na ocasião em que a banca examinadora solicitar. Em ambas as situações o aluno terá 30 dias corridos, a contar da data da defesa, para realizar as adequações no TCC.

O projeto deve conter, obrigatoriamente: título; introdução; objetivo; material e métodos; resultados esperados; cronograma de atividades; referências bibliográficas. Esse documento deve ser elaborado seguindo o modelo de projeto disponibilizado no MOVE – Sistema de TCCs, conforme a data estipulada pela coordenação do curso para a realização dessa atividade. Junto com o projeto de pesquisa o aluno também deverá entregar o Resultado do FDE.

O agendamento da defesa é realizado exclusivamente via MOVE – Sistema TCC e somente será liberado após o depósito do TCC finalizado em arquivo digital (extensões .doc ou .docx) e durante o período estabelecido pela coordenação do curso. O aluno deverá agendar o dia e o horário da defesa, de acordo com a disponibilidade do orientador e de salas. Após o agendamento ser efetuado não é permitido alteração de data e/ou horário. Recomendamos que, se o aluno tiver alguma restrição de dia ou horário, que o depósito do TCC seja efetuado o quão antes possível, uma vez que o número de salas é limitado por horário.

O Formulário de Direcionamento Ético (FDE) é uma ferramenta que auxilia no processo de decisão quanto à submissão do Projeto de Pesquisa ao CEP e que está disponível no MOVE – Sistema TCC. O preenchimento do FDE é obrigatório para todos os tipos de pesquisa, não somente aquelas que envolvem seres humanos.

O Resultado do FDE deve ser avaliado pelo aluno e orientador e obrigatoriamente entregue (em arquivo PDF) no MOVE -Sistema TCC, junto com as etapas de entrega do Projeto de Pesquisa, Resultados Preliminares e TCC, sendo que para as duas últimas poderá ser substituído pelo parecer Consubstanciado do Comitê de Ética.

Devido ao seu caráter meramente consultivo, o resultado proporcionado pelo FDE não substitui o parecer do CEP e não poderá ser utilizado como justificativa para a não submissão da pesquisa ao Comitê de Ética.

A entrega da Versão Revisada do TCC é obrigatória aos alunos que estiverem em recuperação no TCC (nota maior ou igual a 5,0 e menor que 7,0) após a defesa ou na ocasião em que a banca examinadora solicitar.
Em ambas as situações o aluno terá 30 dias corridos, a contar da data da defesa, para realizar as adequações no TCC e realizar a entrega da Versão Revisada via MOVE – Sistema de TCCs.

Comitê de Ética

Algumas metodologias requerem que o projeto de pesquisa seja submetido e aprovado pelo Comitê de Ética.
É responsabilidade do aluno e orientador analisar e decidir se o projeto será submetido ao Comitê de Ética.

Para maiores informações visite o site do CEP-PECEGE e/ou entre em contato pelo e-mail eticanapesquisa@pecege.com .

Normas

Não, pois a utilização de qualquer tipo de texto ou documento sem a devida citação do autor é considerada plágio e/ou violação de direitos autorais, o que implica na perda do direito ao certificado de conclusão do curso.

Não é permitida a inserção de quadros no TCC. Os quadros devem ser adaptados e convertidos em tabelas ou figuras.

Não, pois se trata de uma seção opcional.

Não. O TCC do MBA USP/Esalq deve, obrigatoriamente, ser redigido de acordo com manual de normas da instituição, baseado em normas ISO. Os TCCs que estiverem fora desse formato não serão aceitos.

Não. O uso de tabelas deve ser de acordo com as normas de elaboração de TCC do MBA USP/Esalq. As tabelas devem ser geradas em ferramentas de planilhas eletrônicas ou processadores de texto, não sendo aceitas tabelas copiadas como imagem (jpeg. tiff, png, entre outros).

Quando o aluno opta por inserir o tópico agradecimento em seu trabalho, ele deverá agradecer àqueles que contribuíram de maneira relevante para a elaboração do trabalho, mas que não são os autores. Não se deve utilizar mais de três (3) linhas para elaboração deste tópico.

Sim, o trabalho deverá conter, obrigatoriamente, os tópicos e subtópicos (elementos) descritos no manual de Normas para Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

Sim, o envio da planilha de viabilidade econômica (.xls ou .xlsx) é obrigatório apenas aos alunos que desenvolveram o TCC com este tema. Aos alunos que essa condição não se aplica, não deverão enviar nenhum tipo de arquivo de cálculo.
Os trabalhos de viabilidade econômica utilizam indicadores como taxa interna de retorno (TIR), payback (tempo de retorno) e valor presente líquido (VPL) ou indicadores não convencionais, como margem de contribuição, análise de ponto de equilíbrio, entre outros. Trabalhos que fizeram uso desses indicadores deverão enviar no momento do depósito do TCC e em um único arquivo (excel – .xls ou .xlsx), todos os dados e cálculos utilizados na elaboração do trabalho.

Em caso de dúvida, entre em contato com a Equipe de Orientação.

Logística de defesa

Os cursos de MBA USP/Esalq têm duração de 18 meses, sendo que as provas finais e a defesa do TCC serão realizadas após o término das aulas, no evento realizado pela instituição. As datas serão definidas e divulgadas com a devida e necessária antecedência pela coordenação do programa.

Não é necessário se inscrever no Evento. Para realizar a defesa o aluno deverá apenas agendar sua defesa via MOVE – Sistema TCC, mediante entrega do Trabalho de Conclusão de Curso.

As defesas serão realizadas via plataforma LINKA, que além de intuitiva, fornece aos alunos uma experiência única para que ele possa aproveitar ao máximo essa experiência. Na plataforma, são disponibilizadas salas virtuais para que cada aluno possa fazer sua apresentação e nessa sala virtual, o aluno e membros da banca, podem interagir via áudio, vídeo, compartilhar a tela do computador e se comunicarem via chat.

A defesa do TCC tem duração de no máximo 1 hora, sendo que o aluno tem um tempo de até 20 minutos para apresentar seu trabalho à banca examinadora que, na sequência, dispõe de até 40 minutos para questionar o aluno e/ou fazer sugestões para melhoria do trabalho apresentado, informando na sequência a nota final ao aluno.

Não. A coordenação do MBA-USP/ESALQ disponibiliza uma apresentação padrão que deverá ser usada para elaborar a apresentação do trabalho.

O prêmio “Professor Pedro Valentim Marques” foi instituído para reconhecer o melhor TCC de cada curso, dentre os TCCs apresentados e aprovados durante o evento de defesas. Todos os TCCs entregues estarão automaticamente inscritos para concorrerem ao prêmio.

A defesa é realizada durante o Evento programado pela coordenação do programa e poderá ser realizada a distância (via Plataforma indicada pela instituição) e/ou presencial (no município de Piracicaba – SP), sendo o formato definido pela coordenação e divulgado ao aluno com a devida antecedência. As defesas de TCC realizadas no formato à distância serão gravadas e o acesso a gravação será restrito à USP.

Para a conclusão do MBA USP/Esalq o aluno deve, obrigatoriamente, realizar as Provas Finais – (i) avaliação de conhecimento e (ii) interpretação de texto/caso relacionada ao conteúdo programático cumprido pelo aluno durante o curso. As provas serão aplicadas online, em dia e horário previamente divulgados pela coordenação, e a sua resolução será individual e sem consulta a quaisquer tipos de materiais. As Provas Finais são compostas por questões de múltipla escolha e para aprovação a média das duas provas deverá ser igual ou maior a sete (7,0).

Sim, pois a defesa do trabalho é pública. Na Plataforma LINKA será disponibilizada uma área para convidados e interessados assistirem a defesa. O link para aqueles que desejam prestigiar a(s) defesa(s) é defesas.linka.la

A banca examinadora será composta por dois (2) avaliadores com titulação mínima de mestre, sendo um deles professor da USP.

Sim. O aluno pode ser reprovado caso seja detectado elevado índice de similaridade com outros trabalhos. Além disso, o aluno também pode ser reprovado caso o TCC não atenda às metodologias e critérios básicos contidos no manual de elaboração de TCC, disponibilizado pela instituição.

Não. As defesas serão realizadas somente no evento e as datas serão divulgadas com antecedência para os alunos se programarem.

Sim. Para a conclusão do MBA USP/Esalq o aluno deve, obrigatoriamente, realizar as Provas Finais.

As provas serão aplicadas online, em dia e horário previamente divulgados pela coordenação, e a sua resolução será individual e sem consulta a quaisquer tipos de materiais. As Provas Finais são compostas por questões de múltipla escolha e para aprovação a média das duas provas deverá ser igual ou maior a sete (7,0).

Caso os convidados assistam apenas à defesa do TCC, não será necessário realizar a inscrição no evento. Entretanto, caso queiram participar das demais atividades oferecidas (workshops, palestras etc.), a inscrição será obrigatória.

Os alunos devem se apresentar perante a banca em traje social ou esporte chique.

A nota do TCC corresponderá à média entre as notas atribuídas por cada membro da banca. A média geral da avaliação do TCC será informada ao aluno imediatamente após a arguição. Dentre os critérios utilizados para a avaliação do TCC será considerado se o trabalho aborda um tema/linha de pesquisa aderente ao curso e se o aluno utilizou alguma ferramenta/metodologia aprendida durante o curso. Três situações são admissíveis:

Situação 1 – Aprovado (nota igual ou maior que 7,0): o aluno é aprovado, mas, a critério da banca examinadora, pode ser solicitado a apresentar uma versão revisada do trabalho, incorporando as correções e sugestões a ele apresentadas pela banca, exceção feita ao título do TCC;

Situação 2 – Em recuperação (nota menor que 7,0 e maior ou igual a 5,0): nesta situação o aluno deverá, obrigatoriamente, entregar uma versão revisada do seu TCC em até 30 dias após a data da defesa. Na nova versão deverão ser incorporadas as alterações solicitadas pelos membros da banca, exceto mudanças no título do trabalho. A versão revisada do TCC será reavaliada pelo orientador, que decidirá se o trabalho está apto para aprovação (nota igual a 7,0). A reprovação do aluno ocorrerá caso a versão revisada do TCC não atenda às solicitações feitas pela banca examinadora ou quando o depósito do arquivo não for realizado no prazo, sendo a nota atribuída na defesa mantida em ambos os casos;

Situação 3 – Reprovado (média menor do que 5,0): o aluno será considerado reprovado no TCC e não será concedida a oportunidade de realizar uma nova defesa. Nessa situação, o aluno será impedido de receber o certificado de conclusão de curso.